Apostar em uma cobrança amigável para tratar seus casos de inadimplência pode ser a estratégia ideal para uma resolução pacífica e muito mais rápida com os seus clientes devedores.
Além disso, tal prática ainda possibilita a manutenção de seu relacionamento com o consumidor, evitando possíveis atritos comuns em um processo judicial.
Para tanto, saber realizar corretamente este tipo de cobrança requer algumas ações específicas de sua equipe. E por esse motivo, separamos algumas dicas essenciais sobre como fazer isso sem erros.
Confira até o final. Boa leitura!
O que é cobrança amigável e quais suas vantagens?
Como o próprio nome já sugere, a cobrança amigável, também conhecida como cobrança extrajudicial, preza pela resolução pacífica e mais flexível dos casos de inadimplência de clientes junto à empresa.
Na prática, isso pode envolver uma série de medidas e ações por parte da equipe, que deve sempre buscar alternativas que sejam benéficas e viáveis para ambas as partes.
Tudo isso visando alguns benefícios que podem ser agregados a partir de uma negociação mais leve e vantajosa para os dois lados, bem como:
- Mais rapidez na resolução do problema,
- Mais empatia por parte da empresa,
- Manutenção do relacionamento com o cliente,
- Maior flexibilidade de pagamento para o consumidor,
- Redução de custos e tempo com ações judiciais.
Quais os 5 passos essenciais para realizá-la?
Realizar uma cobrança amigável não se limita unicamente a conversar e flexibilizar a dívida do cliente. Pelo contrário, é preciso entender, de fato, os motivos dela, negociar as melhores alternativas para os dois lados e acompanhar o andamento dessa resolução.
Assim, separamos alguns passos essenciais para este tipo de tratativa. Confira!
1. Tenha um controle apurado sobre seus devedores
O primeiro passo para realizar uma cobrança amigável de sucesso é tendo controle apurado de toda a sua base de inadimplentes.
E na prática, isso requer ferramentas e estruturas específicas e avançadas, como um sistema profissional de cobrança e equipes capacitadas, que possam detectar os casos logo de início e buscar alternativas a partir do primeiro dia de atraso.
2. Realize contatos automatizados
Aproveitando o gancho anterior, um bom sistema de cobrança amigável pode oferecer a funcionalidade de disparos automatizados de notificações, antes mesmo das faturas do cliente vencerem.
Além disso, essas “lembranças” podem prosseguir nos primeiros dias de atraso, sem a necessidade da intervenção de sua equipe.
3. Caso o problema continue, faça contato pessoal
Se as notificações automáticas de seu sistema de cobrança não gerarem a resolução esperada, é hora de sua equipe entrar em ação.
Para isso, recomenda-se sempre experiência em técnicas comerciais, suporte tecnológico sobre o histórico do cliente e flexibilidade para uma negociação pacífica e vantajosa para ambos os lados.
4. Tenha empatia e compreenda o problema do cliente
Como parte fundamental dessa etapa, a sua equipe de cobrança amigável deve compreender que cada caso é único e ter empatia com o devedor, buscando assim uma solução viável e transmitindo credibilidade e confiança.
5. Seja flexível
Por fim, uma cobrança amigável muitas vezes requer ceder um pouco para que a solução do problema se encontre o mais rápido possível.
Na prática, isso pode envolver descontos, aumento de prazos de pagamento, parcelamentos e condições especiais. Portanto, cabe a sua equipe saber conduzir corretamente esse processo!
Enfim, esses são alguns passos essenciais de uma cobrança amigável e os benefícios que este tipo de estratégia pode proporcionar à sua empresa, reduzindo custos, tempo e maiores atritos com o seu cliente final.
E se você quer saber mais e conhecer de perto os benefícios desse tipo de cobrança, converse agora mesmo com um especialista e agende uma apresentação das soluções da COMAX.
Imagem: divulgação