Inadimplência em 2022: quais estratégias sua empresa pode investir?

Inadimplência em 2022: quais estratégias sua empresa pode investir?

Ainda que a expectativa seja de estabilização e até de crescimento econômico para este ano, os efeitos da pandemia e outros riscos ainda preocupam especialistas.

Segundo uma reportagem do Valor Investe, a inadimplência em 2022 deve aumentar significativamente e isso engloba o mercado como um todo, desde pequenas empresas, como grandes corporações.

Portanto, se prevenir e planejar pode ser uma estratégia fundamental para garantir a saúde financeira de sua empresa e evitar riscos maiores com a falta de pagamentos de determinados clientes.

E é justamente isso que vamos abordar neste texto, trazendo dicas e conselhos úteis sobre como lidar com a inadimplência em 2022. Vamos conferir?

Quais as perspectivas sobre a inadimplência em 2022?

Como bem destacado, especialistas já acreditam que a inadimplência em 2022 crescerá no Brasil e boa parte disso ainda está atrelada aos impactos gerados pela crise da pandemia de Covid-19.

Além disso, fatores com a inflação e alta dos juros também contribuem para um cenário não muito favorável para o mercado. Por fim, as incertezas econômicas com o agravamento da recente guerra na Europa podem pior ainda mais essa situação.

E quais estratégias sua empresa pode apostar?

Lidar com a inadimplência em 2022 pode ser um grande desafio para muitos negócios no Brasil e, portanto, é fundamental se preparar desde agora.

Como dicas, separamos algumas sugestões viáveis e inteligentes para isso. Confira!

Avalie melhor seus créditos concedidos

Em tempos de crise e de riscos eminentes, o primeiro passo para evitar mais dores de cabeça com a inadimplência em 2022 é rever suas estratégias e limites de créditos concedidos na praça.

Em outras palavras, se os riscos forem muito grandes, é recomendado enxugar esses limites e criar critérios mais apurados para conceder seus créditos no mercado.

Para isso, é possível por exemplo, avaliar melhor a situação financeira de seus consumidores, ser mais seletivo, disponibilizar créditos menores e ser mais flexível nas negociações.

Realizar cobranças preventivas

Uma estratégia fundamental e inteligente para lidar com a inadimplência em 2022 se refere à prática de cobranças preventivas e automatizadas.

Na prática, há diversas empresas especializadas nesse tipo de serviço, que oferecem soluções completas e modernas para que a sua empresa consiga cobrar antes mesmo do vencimento das obrigações, o que reduz consideravelmente os riscos de atrasos ou falta de pagamentos.

Terceirizar sua gestão de cobranças

Aproveitando o gancho acima, investir na terceirização de suas cobranças é uma estratégia imprescindível para lidar com a inadimplência em 2022.

Na prática, essas empresas especializadas permitem otimizar todo o processo de gestão, além de contar com equipes capacitadas, ferramentas específicas e técnicas de negociação avançadas.

Em resumo, essas são algumas dicas e conselhos úteis sobre como lidar com a inadimplência em 2022 e porque se planejar desde agora para evitar maiores dores de cabeça e até mesmo colocar em risco a sua saúde financeira.

Curtiu? Quer saber mais sobre o tema e conferir outras dicas sobre como otimizar suas cobranças? Então, não perca a oportunidade e baixe agora o nosso e-book Guia Completo de Políticas de Cobrança.

Imagem: divulgação