Quais as vantagens de uma cobrança extrajudicial?

Quais as vantagens de uma cobrança extrajudicial?

Nenhuma empresa quer levar o caso de inadimplência de seu cliente para a justiça. Por isso, a chamada cobrança extrajudicial, também conhecida como cobrança amigável, é uma alternativa estratégica muito vantajosa e que, inclusive, pode ajudar a reduzir tempo e custo com processos.

Por outro lado, este tipo de cobrança requer conhecimento técnico de negociação, cronogramas bem estruturados para a comunicação e flexibilidade nos contatos realizados.

Por isso, é muito recomendado terceirizar este tipo de serviço e contar com equipes e tecnologias adequadas para tratar cada caso eficientemente.

Quer saber mais sobre cobrança extrajudicial e as vantagens dessa solução? Então, fique até o final e confira as dicas a seguir.

Boa leitura!

4 vantagens da cobrança extrajudicial

Quando há um caso de inadimplência envolvendo um cliente de sua empresa, a primeira etapa de cobrança é realizada diretamente entre as partes, na intenção de resolver o problema sem o envolvimento de advogados e tribunais, certo?

Até aqui, nenhuma novidade! No entanto, é nítido que muitas empresas não conseguem evoluir nesse quesito por diferentes motivos, entre eles, pela dificuldade de gerir todos os chamados de forma eficiente, pela falta de capacitação técnica de negociação e por falta de uma estrutura adequada para realizar essas cobranças.

Assim, uma cobrança extrajudicial terceirizada e devidamente planejada pode agregar benefícios práticos, como:

1. Redução de tempo

Um dos principais objetivos da cobrança extrajudicial é reduzir o tempo da régua de cobrança e buscar soluções mais ágeis e flexíveis para o caso.

Assim, o cliente devedor se livra das dívidas e a empresa recebe pelos valores de suas vendas, bem diferente do que pode ocorrer na justiça, por exemplo.

2. Evita processos judiciais

A cobrança judicial só é recomendada em última instância, quando não há mais solução amigável entre as partes.

No entanto, tudo isso demanda custos com advogados, tempo de espera, além do risco desgastar a relação comercial com o seu cliente.

Assim, a chamada cobrança extrajudicial visa evitar essa longa trajetória e flexibilizar a negociação para que ambos os lados consigam chegar a um acordo satisfatório.

3. Flexibilidade na negociação

É muito importante entendermos que alguns casos de inadimplência ocorrem por dificuldades financeiras momentâneas e até por problemas pessoais. No entanto, na maior parte das vezes, as empresas querem resolver o problema o quanto antes, mas precisam de tempo e recursos.

Assim, um dos principais papéis da cobrança extrajudicial é proporcionar alternativas mais flexíveis e personalizadas, que atendam às necessidades do devedor e do credor.

4. Redução de custos

Além do tempo e trabalho dispensados em uma possível cobrança judicial, é válido destacar outra vantagem sobre a cobrança amigável: a redução de custos.

Afinal, a sua empresa não precisará de advogados nesse momento e ainda poderá automatizar diversos processos de cobrança. O resultado disso se vê na eliminação de custos importantes e no ganho de prazos para ter o valor recuperado em seu fluxo de caixa.

Em resumo, essas são algumas dicas referentes a cobrança extrajudicial e como este modelo proporciona vantagens e benefícios práticos para lidar com problemas de inadimplência em sua empresa.

E se você quer saber mais sobre o tema e trabalha com um serviço de cobrança mais amigável e flexível, converse agora com um de nossos especialistas.

Imagem: divulgação