Régua de cobrança: o que é e por que trabalhar com ela?

Régua de cobrança: o que é e por que trabalhar com ela?

Se busca melhores ferramentas e estratégias para automatizar a sua gestão de inadimplência, uma dica é entender melhor o conceito de “régua de cobrança” e como isso funciona na prática.

Afinal, estamos falando de um método amplamente aplicado por empresas e equipes de cobrança e que tem por objetivo planejar, organizar e monitorar os chamados de forma mais eficiente e otimizada.

Por isso, sem grandes delongas, vamos direto ao ponto e conhecer, de fato, o que é e como se aplica uma régua de cobrança na prática.

Boa leitura!

O que é régua de cobrança?

Na prática, a régua de cobrança é uma ferramenta utilizada para mapear e definir os melhores métodos a serem aplicados nas cobranças de clientes.

Em outras palavras, funciona literalmente como uma espécie de régua, em que cada etapa e estratégia tende a avançar até o seu ponto final, ou seja, a resolução do problema.

Então, por exemplo, uma régua de cobrança pode iniciar com mensagens automáticas ao cliente e, caso isso não traga resultados satisfatórios, ela pode avançar para outras estratégias mais efetivas, como ligações, mensagens SMS, negociação personalizada e até mesmo ações judiciais.

Qual a importância dessa ferramenta para a gestão de cobrança?

Conforme bem destacado, a régua de cobrança é uma ferramenta de otimização e organização estratégica das cobranças aos clientes.

Portanto, o principal objetivo dela é de definir e aplicar as melhores estratégias e métodos de tratamento dos chamados de inadimplência.

Ou seja, é uma forma de melhorar e direcionar as tratativas, conforme as características e gravidades de cada caso, tornando assim a cobrança muito mais estratégica e personalizada de acordo com que os chamados necessitam.

Quais as vantagens agregadas?

Para entender melhor quais são as vantagens agregadas por uma régua de cobrança na gestão de inadimplência, podemos destacar os seguintes fatores indiscutíveis:

  • Torna as cobranças mais profissionais;
  • Permite organizar a frequência e a metodologia de cobrança para cada cliente;
  • Evita descontrole no cronograma de cobranças;
  • Otimiza processos e etapas;
  • Torna as resoluções de problemas mais ágeis e eficientes;
  • Reduz o acúmulo de chamados sem tratamentos.

Como aplicar a régua de cobrança em sua empresa?

Hoje, indiscutivelmente, a melhor estratégia para uma boa gestão de inadimplência se dá a partir da terceirização desse serviço, tendo em vista que todas as vantagens destacadas acima já são agregadas automaticamente.

Isso inclui, por exemplo, a implementação de uma régua de cobrança profissional, que por sua vez será acompanhada por uma equipe devidamente capacitada, com suporte tecnológico adequado e com conhecimento técnico de métodos de negociação.

Sendo assim, é até possível querer implementar uma régua de cobrança por conta própria em sua empresa, porém, é preciso levar em consideração fatores como: definição de estratégias, contratação e capacitação de equipes, investimento em sistemas específicos e monitoramento contínuo dos chamados.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis sobre o que é, como funciona e quais as vantagens agregadas por uma régua de cobrança dentro da gestão de inadimplência.

Curtiu? Quer saber mais sobre o tema e como implementar uma régua de cobrança realmente profissional em sua empresa? Então, converse com um de nossos especialistas.

Imagem: divulgação