Se a sua empresa não investe em uma boa gestão de cobranças, saiba que pode estar correndo sérios riscos em relação às contas a receber e, inclusive, o atraso e o acúmulo dessas dívidas podem acarretar em inúmeros problemas para a sua saúde financeira e, até mesmo, fechar as portas de seu negócio.
Por outro lado, se prevenir e conseguir gerir bem seus inadimplentes pode tornar a sua empresa muito mais estável, eficiente e com poder para tomadas de decisões mais assertivas e sem riscos.
Quer entender melhor essa relação entre uma boa gestão de cobranças e a eficiência de seu setor financeiro? Então, confira a leitura até o final e tome nota das dicas a seguir!
Boa leitura!
Afinal, o que define uma boa gestão de cobranças?
A gestão de cobranças está relacionada a aplicação de boas práticas direcionadas às contas a receber de uma empresa, o que engloba, por exemplo, o planejamento, o monitoramento e, até mesmo, as possíveis demandas judiciais por falta de pagamentos de devedores.
Dessa forma, uma gestão de cobranças não se limita unicamente a uma equipe dedicada a “cobrar” quando um cliente atrasa ou deixa de cumprir suas obrigações.
Pelo contrário, esse tipo de gestão envolve também estratégias preventivas, a otimização de processos, tecnologias de controles, métodos comerciais, entre outros fatores.
Qual a relação da gestão de cobranças com as contas a receber?
Como bem destacamos acima, a gestão de cobrança não diz respeito somente aos débitos e às dívidas em aberto de uma empresa. Logo, ela é responsável também pelas contas a receber, ou seja, pelos valores emitidos e que ainda vão vencer!
Sendo assim é justamente esse controle e prevenção que tornam a saúde financeira de uma empresa muito mais estável e organizada, tendo em vista de que há sempre um monitoramento do que precisa dar entrada no caixa do negócio.
Quais são as vantagens dessa relação na prática?
Enxergar a gestão de cobranças muito além dos débitos em aberto já coloca a sua empresa à frente do mercado em geral e agrega uma visão bem mais estratégica e tática ao seu setor financeiro.
Afinal, estamos falando aqui também da prevenção a possíveis riscos de crédito e de agir com antecedência ao problema.
Em outras palavras, uma boa gestão de cobranças pode ajudar a prever seus resultados, a evitar prejuízos, a garantir maior estabilidade de sua saúde financeira, a melhorar as previsões de suas contas a receber e, claro, a se preparar para eventuais disputas e negociações.
Vale destacar ainda que, hoje, existem empresas especializadas neste tipo de serviço e que oferecem soluções completas e terceirizadas para a sua gestão de cobranças, disponibilizando toda a infraestrutura e tecnologias necessárias para otimizar seus controles de ponta a ponta.
Em resumo, essas são algumas dicas sobre a relação entre uma boa gestão de cobranças e as previsões e controles de suas contas a receber. E como bem vimos, é totalmente possível terceirizar esses processos hoje a partir de parceiros especializados no mercado.
E se você quer saber mais como funciona esse tipo de serviço e as vantagens agregadas por ele, não deixe de conversar com um de nossos consultores e agende uma apresentação da COMAX.
Imagem: divulgação