Fazer a gestão financeira eficiente de um negócio é uma tarefa que exige alguns cuidados, principalmente no controle de contas a pagar e a receber.
Aqui neste texto explicamos as diferenças que você precisa saber entre eles.
O sucesso de uma empresa pode ser medido de diversas maneiras, seja pelo número de clientes ou pela qualidade de seus produtos e serviços.
No entanto, a saúde de qualquer grande negócio e sua permanência no mercado depende de um único fator: o lucro. Por este motivo é tão importante saber organizar as contas a pagar e receber.
Registre todas as movimentações da empresa
O controle mensal de contas a receber é uma ferramenta fundamental para registrar previsões de recebimento de suas vendas a prazos. Sua utilização é importante para verificar o volume de recursos que deverão entrar no caixa da empresa nos próximos dias, semanas e meses.
Não há gasto ou recebimento tão pequeno que não mereça ser registrado. Um controle realmente eficiente das contas começa pelo registro de tudo que entra e sai do caixa. É esse controle que serve de alicerce a várias outras informações, como:
- Controle de estoque;
- Custos por setor;
- Produtos e serviços mais vendidos;
- Fluxo de caixa,
- Ciclo operacional e financeiro.
Além de serem informações essenciais para a elaboração de estratégias de comercialização da sua empresa.
Cobre os clientes inadimplentes
A gestão de contas a receber é um dos setores mais delicados de uma empresa. O atraso no pagamento dos compromissos pelos seus clientes acaba impactando o cumprimento das suas próprias obrigações junto aos fornecedores.
Cobrança pode ser tarefa difícil, visto que precisa ser persistente e ao mesmo tempo, feita na medida. Caso você não tenha uma equipe especializada de cobranças, pode optar por contratar uma empresa terceirizada.
Aqui explicamos os diversos aspectos da terceirização e quando sua empresa se encaixa neste modelo.
Estimule o pagamento antecipado
Uma excelente estratégia para evitar a inadimplência e garantir um bom fluxo de entradas na sua empresa é estimular o pagamento à vista. A ideia é oferecer algum tipo de recompensa para o seu cliente que paga a conta em dia, ou melhor, adiantado.
Essa gratificação pode ser feita de diversas maneiras, como descontos, cupons, pontos acumulados em um programa de fidelidade, entre outros.
Gerencie o seu estoque
Um bom controle de estoque preza pela liberação das mercadorias por ordem de compra. Isso serve tanto para evitar problemas de obsolescência e perda da validade, quanto para dirimir as falhas no controle de contas a pagar e receber.
Sem o registro da data e do valor exato da compra, você não saberá exatamente a margem de lucro obtida com a venda de cada item, tampouco seu ciclo operacional.
Lembre-se também de que os custos com armazenagem podem pesar sobre sua empresa.
Imagem: divulgação