O modelo de cobrança empresarial Business To Business (Negócio Para Negócio) significa a transação
de serviços comerciais entre duas empresas. Ou seja, a cobrança é baseada na relação entre fornecedor e cliente.
O B2B é usado em empresas que vendem seus produtos e serviços para outras empresas, como um
meio de garantir a manutenção e realização das cobranças.
Para isso, é necessário que a empresa fornecedora, que está pulverizando suas vendas, tenha um
plano de ação para cobrança.
Para entender os próximos passos, é importante destacar que o mercado B2B trabalha com
vendas complexas, que necessitam de processos mais elaborados e com produtos de maior valor.
Como funciona a cobrança?
Para gerar a cobrança no modelo B2B, é necessário que a empresa tenha uma estratégia. O plano
de ação mais usado segue o modelo seguinte:
Solicitação das informações que originam os débitos – para isso, as informações necessárias são:
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Valor do débito
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Data de vencimento do débito
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Produto/Serviço comercializado
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Caso algum boleto tenha sido emitido, informar se houve ou não protesto.
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Solicitação dos dados do responsável pelo débito, geralmente é o sócio ou diretor financeiro;
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Atualização de débito e contato com o Devedor;
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Cadastro do devedor no sistema de envio e informações atualizadas a cada novo contato;
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Realizar acordo com o devedor com os valores já fechados.
Modelos de B2B
Transformação: empresa vende o produto para outra empresa;
Revenda: empresa vende para distribuidor ou revenda; distribuidor vende direto para revenda.
Principais Funções
Para que todo o processo esteja em perfeito alinhamento, é formada uma equipe entrosada e preparada para
atingir os objetivos do cliente. Geralmente, a equipe é composta por: CEO/fundador, Gestor de Vendas,
Executivo de Compras, Marketing, Representante de Desenvolvimento de Vendas e Gerente de
Sucesso do Cliente.
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