Entre as inúmeras estratégias de controle da inadimplência, a implementação de uma régua de cobrança é uma das que podemos considerar como indispensáveis neste processo.
Afinal, é justamente este tipo de ferramenta que possibilita criar uma sequência lógica sobre as ações de sua equipe e permite que os casos sejam tratados de acordo com sua gravidade e no tempo adequado.
Por isso, preparamos este post com dicas práticas sobre quais etapas essenciais precisam ser seguidas em uma régua de cobrança de inadimplentes e os benefícios que esta ferramenta pode agregar ao seu negócio. Boa leitura!
O que é e como funciona uma régua de cobrança de inadimplentes?
Podemos imaginar uma régua de cobrança de inadimplentes como uma espécie de “linha do tempo”, em que se estipula prazos e ações a serem tomadas, conforme o problema da inadimplência vai se agravando junto a um cliente.
Sendo assim, uma régua de cobrança pode iniciar com ações preventivas, passar por estratégias amigáveis e flexíveis, e caso não haja uma solução em nenhuma dessas tratativas, encaminha-se a ocorrência para o setor jurídico responsável.
Em outras palavras, a régua de cobrança de inadimplentes funciona como um “guia” para a sua equipe, com uma programação de ações, prazos e tratativas.
Quais são as etapas essenciais para a sua implementação?
É importante destacar que não há um padrão único para a criação e implementação de uma régua de cobrança de inadimplentes, ficando, portanto, a critério de cada empresa definir seus modelos.
Mas de uma forma geral, sugerimos as seguintes etapas:
Avalie todo o processo de pagamentos
O primeiro passo é mapear e conhecer todo o processo de pagamentos de sua empresa.
Sendo assim, avalie de ponta a ponta como funcionam as cobranças aos clientes, os métodos de pagamentos disponíveis, os prazos mínimos e máximos para a quitação das faturas, o envio dessas cobranças etc.
Afinal, alguns casos de inadimplência podem ter motivos internos e por causa de falhas na emissão de faturas ou de comunicação com o cliente.
Logo, se essas falhas foram identificadas e corrigidas a tempo, a tendência é que haja menos “esquecimentos” e atrasos.
Estabeleça prazos para cada ação de cobrança
Para que uma régua de cobrança seja realmente eficiente, é fundamental estabelecer padrões de ações e seguir um cronograma bem definido.
Assim, você pode programar determinadas ações e chamadas, conforme os períodos e o tipo de ocorrência.
Por exemplo, com 10 dias antes do vencimento, sua empresa pode iniciar a régua de cobrança com lembretes e notificações sobre o prazo de validade da fatura. A partir de 1 dia de atraso, já é possível realizar uma cobrança automática ao cliente.
Com 10 dias, pode entrar em cena uma equipe de negociação amigável para entender as necessidades do devedor. Com 40 ou mais, o caso é passado ao jurídico.
Enfim, são apenas alguns exemplos de como estipular prazos e regras à sua régua de cobrança de inadimplentes.
Crie controles preventivos para a inadimplência de clientes
Como bem destacamos acima, uma boa régua de cobrança não precisa ter início, necessariamente, quando o cliente se torna devedor.
Pelo contrário, é totalmente possível e recomendado investir também em ações preventivas, com o envio de notificações e lembretes antes mesmo do vencimento.
E hoje, isso pode ser automatizado por meio de sistemas específicos de cobrança.
Aplique ações amigáveis e judiciais para cada caso
Para haver um controle melhor e buscar resoluções mais rápidas dos casos, é muito importante saber trabalhar com dois modelos de cobranças: as amigáveis e as judiciais.
No primeiro caso, recomenda-se entender as reais necessidades do cliente e tentar propor uma solução mais flexível e viável, sem envolver a justiça.
Mas caso nenhuma dessas tentativas funcione, após um prazo estipulado será preciso contar com um suporte jurídico e aguardar a posição de um juiz.
Enfim, essas são as etapas essenciais de uma régua de cobrança de inadimplentes e como tal ferramenta se torna indispensável para haver controles e regras sobre os atrasos e faltas de pagamentos por parte do cliente.
E se você quer saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir nosso blog e acompanhar diversas outras dicas sobre controle de inadimplência.
(Imagem: divulgação)