As etapas essenciais em uma régua de cobrança de inadimplentes

Entre as inúmeras estratégias de controle da inadimplência, a implementação de uma régua de cobrança é uma das que podemos considerar como indispensáveis neste processo.

Afinal, é justamente este tipo de ferramenta que possibilita criar uma sequência lógica sobre as ações de sua equipe e permite que os casos sejam tratados de acordo com sua gravidade e no tempo adequado.

Por isso, preparamos este post com dicas práticas sobre quais etapas essenciais precisam ser seguidas em uma régua de cobrança de inadimplentes e os benefícios que esta ferramenta pode agregar ao seu negócio. Boa leitura!

O que é e como funciona uma régua de cobrança de inadimplentes?

Podemos imaginar uma régua de cobrança de inadimplentes como uma espécie de “linha do tempo”, em que se estipula prazos e ações a serem tomadas, conforme o problema da inadimplência vai se agravando junto a um cliente.

Sendo assim, uma régua de cobrança pode iniciar com ações preventivas, passar por estratégias amigáveis e flexíveis, e caso não haja uma solução em nenhuma dessas tratativas, encaminha-se a ocorrência para o setor jurídico responsável.

Em outras palavras, a régua de cobrança de inadimplentes funciona como um “guia” para a sua equipe, com uma programação de ações, prazos e tratativas.

Quais são as etapas essenciais para a sua implementação?

É importante destacar que não há um padrão único para a criação e implementação de uma régua de cobrança de inadimplentes, ficando, portanto, a critério de cada empresa definir seus modelos.

Mas de uma forma geral, sugerimos as seguintes etapas:

Avalie todo o processo de pagamentos

O primeiro passo é mapear e conhecer todo o processo de pagamentos de sua empresa.

Sendo assim, avalie de ponta a ponta como funcionam as cobranças aos clientes, os métodos de pagamentos disponíveis, os prazos mínimos e máximos para a quitação das faturas, o envio dessas cobranças etc.

Afinal, alguns casos de inadimplência podem ter motivos internos e por causa de falhas na emissão de faturas ou de comunicação com o cliente.

Logo, se essas falhas foram identificadas e corrigidas a tempo, a tendência é que haja menos “esquecimentos” e atrasos.

Estabeleça prazos para cada ação de cobrança

Para que uma régua de cobrança seja realmente eficiente, é fundamental estabelecer padrões de ações e seguir um cronograma bem definido.

Assim, você pode programar determinadas ações e chamadas, conforme os períodos e o tipo de ocorrência.

Por exemplo, com 10 dias antes do vencimento, sua empresa pode iniciar a régua de cobrança com lembretes e notificações sobre o prazo de validade da fatura. A partir de 1 dia de atraso, já é possível realizar uma cobrança automática ao cliente.

Com 10 dias, pode entrar em cena uma equipe de negociação amigável para entender as necessidades do devedor. Com 40 ou mais, o caso é passado ao jurídico.

Enfim, são apenas alguns exemplos de como estipular prazos e regras à sua régua de cobrança de inadimplentes.

Crie controles preventivos para a inadimplência de clientes

Como bem destacamos acima, uma boa régua de cobrança não precisa ter início, necessariamente, quando o cliente se torna devedor.

Pelo contrário, é totalmente possível e recomendado investir também em ações preventivas, com o envio de notificações e lembretes antes mesmo do vencimento.

E hoje, isso pode ser automatizado por meio de sistemas específicos de cobrança.

Aplique ações amigáveis e judiciais para cada caso

Para haver um controle melhor e buscar resoluções mais rápidas dos casos, é muito importante saber trabalhar com dois modelos de cobranças: as amigáveis e as judiciais.

No primeiro caso, recomenda-se entender as reais necessidades do cliente e tentar propor uma solução mais flexível e viável, sem envolver a justiça.

Mas caso nenhuma dessas tentativas funcione, após um prazo estipulado será preciso contar com um suporte jurídico e aguardar a posição de um juiz.

Enfim, essas são as etapas essenciais de uma régua de cobrança de inadimplentes e como tal ferramenta se torna indispensável para haver controles e regras sobre os atrasos e faltas de pagamentos por parte do cliente.

E se você quer saber mais sobre o assunto, não deixe de conferir nosso blog e acompanhar diversas outras dicas sobre controle de inadimplência.

(Imagem: divulgação)