Cobrança amigável: por que e como investir nessa estratégia na empresa?

Cobrança amigável: por que e como investir nessa estratégia na empresa?

Tratar com a inadimplência de alguns clientes muitas vezes requer técnicas específicas, boas práticas e estratégias adequadas para a comunicação. Por isso, muitas empresas apostam em uma cobrança amigável, focada na empatia e em ações certeiras para a resolução do problema o mais rápido – e leve – possível para ambas as partes.

Mas afinal, o que podemos definir como “cobrança amigável”, quais os benefícios práticos dessa estratégia e, principalmente, como implementar isso na rotina de sua empresa?

É justamente sobre essas e muitas outras questões que vamos abordar ao longo do texto hoje. Por isso, fique até o final e tome nota das dicas que separamos a seguir.

Boa leitura!

O que define uma cobrança amigável?

Toda empresa está passível de inadimplência e, por isso, saber realizar as cobranças adequadamente é fator estratégico e fundamental para a resolução do problema.

Apesar disso, a prática pode ser muito diferente para diversas empresas, especialmente para aquelas que não sabem lidar com esse processo e realizam suas cobranças sem nenhum tipo de preparo, planejamento ou mesmo direcionamento.

Mesmo que a empresa tenha todo o direito e dever de cobrar seus clientes inadimplentes, é fundamental que essa jornada leve em consideração os problemas e a dores do outro lado. E quando isso ocorre, podemos dizer que se trata de uma cobrança amigável.

Em outras palavras, a cobrança amigável se refere a uma abordagem extrajudicial, que visa recuperar o crédito devido de um cliente de uma forma pacífica, flexível e leve, sempre considerando as necessidades do devedor.

Quais as vantagens dessa estratégia?

Como bem destacamos, cobrar inadimplentes muitas vezes requer técnicas, boas práticas e muito planejamento. Quando esse processo se torna algo invasivo, inconveniente e, em alguns casos, até ameaçador, a tendência é sempre de dificultar a negociação.

E dessa forma, a solução quase sempre virá dos tribunais! Ou seja, mais tempo sem receber os créditos devidos, maior custo com honorários para a defesa, provável perda daquele cliente e incerteza sobre os valores e decisões judiciais.

Por isso, a cobrança amigável é uma alternativa estratégica que visa solucionar o problema de uma forma muito mais inteligente, prática, rápida e com benefícios para ambas as partes.

E como realizar uma cobrança amigável na prática?

Uma boa cobrança amigável se baseia na comunicação adequada, na flexibilidade de entender as dores e necessidades do cliente, no planejamento correto dos contatos e no monitoramento do processo.

Por isso, hoje, recomenda-se a terceirização de equipes especializadas nesse tipo de cobrança, que visa não somente assumir o papel das ligações, como também de gerenciar toda a situação de forma personalizada, preservando a imagem comercial de sua empresa e focando na solução breve do problema.

Além disso, em qualquer que seja o caso, a cobrança amigável precisa ser devidamente planejada, organizada e monitorada ao longo de toda a sua jornada e isso, indiscutivelmente, demanda ferramentas tecnológicas específicas.

Ou seja, ao terceirizar tal serviço, a empresa parceira precisa deter de tecnologia compatível e adequada.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre a importância da cobrança amigável e como essa estratégia pode fazer toda a diferença em sua gestão de inadimplentes, agregando mais praticidade, flexibilidade, redução de custos com ações judiciais e credibilidade no mercado.

Gostou? Sua empresa precisa de soluções inteligentes para cobrança de inadimplentes? Então, converse agora com um de nossos consultores e torne-se parceiro da COMAX.

Imagem: divulgação