Se você tem outras empresas como clientes e, por acaso, algumas delas estão inadimplentes ou com riscos de atrasos e “calotes”, investir em uma boa estratégia de cobrança B2B pode ser uma forma de proteção financeira eficiente.
Afinal, em geral, as dívidas entre organizações costumam ter pesos maiores e mais significativos para as finanças do que em comparação ao setor B2C.
Logo, se prevenir e saber cobrar com as ações adequadas para o público B2B é fator fundamental para garantir a saúde financeira e o crédito de seu negócio.
Por isso, preparamos este post com algumas dicas e sugestões de como implementar uma cobrança B2B eficaz em sua empresa.
Boa leitura!
Quais os desafios de cobrar dívidas de outra empresa?
A cobrança B2B pode ser desafiadora por vários motivos. O primeiro deles é a complexidade das organizações.
Afinal, as empresas são compostas por muitas pessoas e as decisões de pagamento podem passar por diferentes departamentos e depender de aprovações específicas.
Além disso, muitas empresas têm práticas de pagamento diferentes, o que pode dificultar as soluções de uma cobrança. Por fim, vale destacar que, atualmente, o mercado tem enfrentado diversas turbulências, bem como crises, aumento da inadimplência e até mesmo recordes nos pedidos de recuperação judicial.
Quais estratégias são mais indicadas na cobrança B2B?
Existem várias estratégias que podem ser usadas para lidar com os desafios de uma cobrança B2B. Abaixo estão algumas das melhores práticas:
Controle e organização da base de dados
Uma base de dados organizada e atualizada é fundamental para uma cobrança eficaz. Logo, é muito importante ter um registro de todas as faturas, prazos e pagamentos de seus clientes.
Na prática, isso ajuda a identificar quais clientes estão em atraso, as contas a vencer e quais precisam ser lembrados do prazo de pagamento. Um software de gestão de cobranças pode ajudar e otimizar esse tipo de processo.
Terceirização de uma empresa especializada
A terceirização da cobrança B2B com uma empresa especializada sempre é considerada uma excelente estratégia.
Afinal, estamos falando de empresas com expertise em lidar com esse tipo de estratégia, além de contarem com toda a infraestrutura, conhecimento e capacitação para a gestão completa das inadimplências.
Tratativas amigáveis e flexíveis de cobrança
Uma abordagem mais amigável e flexível pode ser muito mais eficaz na cobrança B2B do que se imagina.
Para isso, a equipe responsável pode aplicar inúmeras tratativas extrajudiciais, que envolvem técnicas de negociação, automação da comunicação e flexibilidade para as soluções viáveis.
Em geral, uma cobrança amigável costuma ser muito mais ágil, rápida e eficiente para as empresas.
Ações judiciais
Se todas as outras opções falharem, a ação judicial pode ser necessária dentro do processo de cobrança B2B.
Para isso, é sempre importante avaliar o valor da dívida e o custo do processo judicial antes de tomar essa decisão.
Vale destacar também que uma ação judicial pode ser demorada e cara, mas pode ser a única opção para recuperar a dívida.
Assim, é fundamental que a sua empresa conte com o suporte de advogados especialistas e um escritório para acompanhar o andamento de cada caso. A terceirização do serviço de cobrança B2B também engloba esse tipo de serviço
Em resumo, a cobrança B2B é uma atividade que pode apresentar desafios, mas com a estratégia certa e as melhores práticas, é possível obter sucesso. Manter a base de dados organizada, considerar a terceirização, ter uma abordagem amigável e flexível e avaliar a necessidade de uma ação judicial são algumas dessas estratégias.
E se você quer saber mais sobre cobrança B2B e como implementar essas ações na prática em sua empresa, não deixe de conversar com nossos especialistas e confira os diferenciais da COMAX.
Imagem: divulgação