Gerir a inadimplência de clientes nunca será um processo simples! No entanto, quando falamos sobre cobrança B2B, ou seja, entre empresas parceiras que contraíram alguma dívida, esse processo pode se tornar ainda mais delicado.
Afinal, de uma forma geral, esse tipo de relação costuma envolver valores mais significativos e, em muitos casos, relações comerciais fundamentais para ambos os lados.
Logo, o mais recomendado é investir em uma assessoria especializada em cobranças B2B e neste post vamos mostrar os principais motivos. Boa leitura!
Por que o processo de cobrança B2B requer mais cuidados
Como bem destacamos, um processo de cobrança B2B envolve diversos fatores e aspectos que precisam ser levados em consideração por parte do credor.
Afinal, imagine ter que cobrar um cliente que pode ser fundamental para o seu negócio ou, muitas vezes, ser o principal fornecedor ou parceiro comercial da empresa.
Em outras palavras, se a cobrança B2B não for bem planejada e seguir um processo bem estruturado, com profissionais acompanhando cada etapa, utilizando técnicas e ferramentas flexíveis de negociação, essa sua relação comercial pode estar em risco e acarretar outros problemas ainda mais graves do que a própria inadimplência.
Quais as vantagens de contar com uma assessoria especializada em cobrança B2B?
Com o que acabamos de explicar no tópico anterior, fica claro que uma assessoria especializada se torna uma excelente alternativa para tratar e acompanhar seus processos de cobrança B2B.
Isso porque, na prática, essas empresas oferecem uma estrutura muito mais completa e profissional para lidar com esse tipo de processo, bem como:
- Ferramentas e sistemas de cobrança;
- Equipes dedicadas e capacitadas;
- Expertise com diferentes tipos e modalidades de ações de cobrança;
- Tecnologia agregada aos processos;
- Suporte jurídico especializado.
Em outras palavras, ao terceirizar a sua cobrança B2B, a sua empresa passa a contar com uma assessoria completa e especializada para realizar todo o processo, desde os primeiros contatos, até uma ação judicial, se for necessário.
Quais são os principais tipos de ações numa cobrança B2B?
Para exemplificar melhor como uma assessoria especializada em cobrança B2B pode contribuir no controle da inadimplência em sua empresa na prática, destacamos a seguir algumas modalidades e ações comuns que podem ser realizadas. Confira:
Cobrança preventiva
Este tipo de ação de cobrança B2B é fundamental para o controle e a prevenção de uma possível inadimplência. Afinal, como o próprio nome sugere, a cobrança preventiva se antecipa do problema e engloba procedimentos antes mesmo de uma fatura vencer.
Por exemplo, isso pode incluir o disparo de notificações automáticas ao cliente reforçando o prazo de pagamento e o envio de boletos atualizados.
Cobrança extrajudicial
O segundo tipo de ação de cobrança B2B recomendado é o que chamamos de cobrança amigável ou extrajudicial. Ou seja, quando há um atraso no pagamento, a sua empresa, por meio de uma assessoria especializada, inicia o processo de cobrança diretamente e sem envolver a justiça.
Logo, nesse processo a equipe responsável pode tentar entender os motivos da inadimplência, propor negociações e flexibilizar o pagamento.
Cobrança judicial
Por fim, a cobrança judicial numa relação B2B se dá quando não há mais esperança de uma solução amigável com o seu parceiro. Nesse caso, a justiça precisa ser envolvida oficialmente e a sua empresa deverá contar com o suporte de advogados.
Enfim, essas são algumas dicas sobre a importância de investir em uma assessoria especializada em cobrança B2B e as vantagens que essa terceirização pode trazer na prática e na relação com seus parceiros comerciais.
E se você quer saber mais e contratar uma empresa especialista neste mercado, não deixe de conversar com o nosso time!
(Imagem: divulgação)