Cobrança preventiva: qual a importância dessa estratégia?

É sempre melhor prevenir do que remediar! Essa máxima também serve perfeitamente quando o assunto é gestão de inadimplência de uma empresa, tendo em vista que uma ação de cobrança preventiva pode ser a estratégia perfeita para evitar dívidas e garantir uma melhor estabilidade financeira do negócio.

Afinal, nesse modelo, os clientes são notificados e lembrados sobre suas obrigações antes mesmo delas vencerem, o que ajuda a minimizar os riscos de atrasos e permite que a empresa tome outras ações necessárias a tempo.

Quer conhecer melhor e entender mais como funciona uma cobrança preventiva? Então, boa leitura!

O que é uma cobrança preventiva?

Cobrança preventiva é uma estratégia que consiste em antecipar-se aos possíveis problemas de inadimplência, atuando de forma proativa para evitar que a dívida se torne um problema maior.

Ou seja, em vez de esperar que o cliente fique inadimplente e aí tomar medidas reativas, a cobrança preventiva busca identificar sinais de que a pessoa pode ter dificuldades em pagar as dívidas e agir antes que isso aconteça.

E hoje, com o advento da tecnologia, fazer isso é mais simples do que se imagina, visto que muitas tarefas podem ser automatizadas e a comunicação com o cliente muito mais simplificada.

Como funciona a cobrança preventiva na prática?

Como bem resumimos, a cobrança preventiva pode se antecipar ao problema. Por exemplo, a empresa pode entrar em contato com o cliente antes mesmo do vencimento da fatura, lembrando-o do prazo de pagamento e oferecendo facilidades como descontos para pagamentos antecipados.

Outra forma de fazer cobrança preventiva é criando um relacionamento próximo com o cliente, entendendo suas necessidades e oferecendo soluções personalizadas para facilitar o pagamento das dívidas. Por exemplo, se o cliente tem dificuldades em pagar uma fatura de valor alto, a empresa pode oferecer a opção de parcelamento ou ajuste de datas de vencimento.

Na prática, isso pode ser feito de diferentes formas, como disparos automáticos de SMS ou mensagens de WhatsApp ou e-mail, ligações da equipe para o cliente, envio de boletos próximos ao vencimento, entre outras.

Quais são as vantagens desse tipo de cobrança?

Existem várias vantagens em adotar uma estratégia de cobrança preventiva em uma empresa. Algumas das principais são:

  • Redução dos índices de inadimplência;
  • Melhoria do relacionamento com o cliente;
  • Maior eficiência na recuperação de crédito;
  • Redução de custos operacionais em relação a uma ação judicial;
  • Maior previsibilidade financeira;
  • Agilidade na solução.

Em outras palavras, a cobrança preventiva pode trazer muitas vantagens para uma empresa, ajudando-a a manter a saúde financeira, melhorar o relacionamento com os clientes e reduzir os custos operacionais. Por isso, é uma estratégia que deve ser considerada por qualquer empresa que deseja otimizar seus processos de cobrança e melhorar seus resultados financeiros.

Como implementar isso em sua empresa?

A melhor estratégia nesse sentido se dá por meio da terceirização de serviços especializados. Ou seja, contratando uma empresa de cobrança profissional que ofereça esse tipo de serviço preventivo.

Assim, sistemas específicos de cobrança preventiva poderão automatizar todas as tarefas necessárias para a sua equipe e ajudar a gerir melhor toda a carteira de contas a vencer relacionada às suas vendas.

E se você quer saber mais e conhecer esse tipo de cobrança preventiva na prática, convidamos você a conversar com um de nossos especialistas e conferir de perto os diferenciais oferecidos pela COMAX.

Imagem: divulgação