Se a sua empresa está com um índice alto de inadimplência de clientes e já percebeu que alguns casos mais específicos parecem não evoluir de forma amigável, fazer uma cobrança judicial pode ser a única solução.
Mas antes mesmo de iniciar esse tipo de processo, é muito importante saber que há métodos e estratégias eficientes que podem resolver o problema sem envolver a justiça, o que pode ser vantajoso para ambas as partes.
Por isso, preparamos este post exclusivo para mostrar as alternativas viáveis e como e quando fazer uma cobrança judicial na prática.
Quer saber mais? Então, boa leitura!
Afinal, o que é e quando recorrer a uma cobrança judicial de inadimplentes?
Resumidamente, a cobrança judicial de inadimplentes deve sempre ser a última cartada de sua equipe, quando todas as demais tentativas não geraram resultados.
Sendo assim, reforçamos a ideia de que esse tipo de cobrança só deve se fazer necessário quando outras tratativas foram aplicadas anteriormente e, por qualquer razão, o inadimplente não se mostrou disposto a solucionar de forma amigável.
Por exemplo, quando o cliente não atende aos prazos acordados das negociações de uma dívida, quando as notificações de cobranças ou mesmo quando alega voluntariamente que não tem condições ou não que não vai pagar.
Nesses casos, a cobrança judicial deixa de simplesmente envolver a equipe interna da empresa e passa a ter o suporte de advogados por meio da justiça.
Como fazer uma cobrança judicial?
Após as tentativas de resolução amigável sem sucesso, sua empresa pode iniciar um processo de cobrança judicial.
Para isso, basicamente será preciso contratar advogados especializados, dar abertura ao processo na justiça, enviar uma notificação ao devedor, acompanhar ou disponibilizar um representante legal da empresa nas audiências e monitorar as decisões de juiz.
Ou seja, mais trabalhoso e custoso do que outras alternativas amigáveis. Mas de todo caso, é completamente possível otimizar tudo isso e ainda reduzir custos com empresas especializadas, conforme veremos a seguir.
Quais são as vantagens de contar com uma empresa de cobranças?
Se você precisa iniciar uma cobrança judicial de um cliente inadimplente e não quer se preocupar com toda a questão burocrática e operacional do processo, terceirizar uma empresa de cobrança especializada é a solução!
Afinal, tais organizações já contam com equipes de advogados especialistas e a expertise nas tratativas desses casos junto à justiça, sendo responsáveis por todo os trâmites necessários nesses casos.
Além disso, a terceirização do serviço de cobrança profissional engloba uma série de outras responsabilidades, bem como a prevenção de novos inadimplentes, tratativas extrajudiciais e amigáveis, monitoramento e acompanhamento dos chamados em aberto, entre outros.
Em resumo, a cobrança judicial para inadimplentes é uma solução eficaz, mas que deve ser considerada a última estratégia em sua gestão, visto que muitas outras alternativas podem gerar resultados positivos, muito mais rapidamente e sem grandes desgastes com o cliente.
Gostou? Quer saber mais sobre o tema e fazer um orçamento para terceirizar a sua cobrança? Então, converse com um de nossos especialistas.
Imagem: divulgação