Se você quer começar o novo ano com as contas organizadas e ter um maior controle da saúde financeira de seu negócio, então, o primeiro passo é organizar o seu fluxo de caixa adequadamente antes de iniciar o período.
Afinal, é justamente este tipo de controle que possibilita o empreendedor enxergar, de fato, toda a real situação de suas finanças e suas respectivas movimentações monetárias de seu negócio.
Sabendo disso e dispensando qualquer definição mais detalhada desse procedimento, podemos ir direto ao ponto e destacar algumas dicas práticas sobre como melhorar seu fluxo de caixa nessa virada de ano, certo?
Então, aproveite a leitura e confira as dicas a seguir!
Organize tudo o que é despesa e receita
Pode parecer óbvio, mas na prática, há muitos gestores que ainda têm certa dificuldade para organizar seus fluxos de caixa, justamente por não considerar essa separação de fatores.
Ou seja, um dos requisitos mais básicos e indispensáveis de um bom fluxo de caixa se refere exatamente ao controle de tudo o que entra e sai das contas da empresa, nos seus mínimos detalhes, independentemente do valor ou origem.
Mantenha um capital de giro
O capital de giro é aquela reserva monetária que toda gestão financeira precisa fazer para assegurar uma melhor estabilidade financeira de sua empresa.
Em outras palavras, é uma quantia de segurança que o negócio deixa à disposição e a utiliza em ocasiões estratégicas, bem como a cobertura de possíveis prejuízos, aplicação em investimentos específicos ou simplesmente como recurso de movimentação entre seus parceiros, fornecedores e clientes.
Assim, o cenário ideal para começar o início do novo ano com um bom fluxo de caixa é garantir um capital de giro suficiente para suprir todas as necessidades financeiras do negócio com folga e segurança.
Determine um cronograma de controles
Gestão financeira sem controle pode ser um sinônimo de grande risco para a empresa e, claro, isso engloba as devidas responsabilidades sobre o fluxo de caixa.
Assim, organização e planejamento são dois pilares indispensáveis nesse quesito. E como dica, para otimizar o controle de seu fluxo de caixa, recomendamos definir prazos específicos para análises mais detalhadas e controles mais apurados de suas contas.
E essa decisão é variável conforme as características e demandas de sua área financeira, podendo ser, por exemplo, diariamente, semanalmente, quinzenalmente etc.
Otimize as suas cobranças
Evidentemente que o cenário perfeito de um negócio era não ter que lidar com a inadimplência de clientes. No entanto, sabemos que isso seria uma utopia na prática e, assim sendo, é preciso estar atento e ser incisivo com esse problema, que pode afetar diretamente o fluxo de caixa de uma empresa.
Dessa forma, indicamos otimizar ao máximo suas cobranças, investir em estratégias mais assertivas, em tecnologias específicas e evitar que as dívidas de mal pagadores se tornem uma verdadeira bomba relógio para a sua saúde financeira.
Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre como organizar seu fluxo de caixa para o novo ano e como iniciar o período com as contas mais organizadas e com uma gestão financeira mais estável e planejada.
Gostou das dicas? Então, aproveite para compartilhar o post em suas redes sociais e marque amigos e profissionais que prezam pela organização das finanças em seus negócios.
Imagem: divulgação