Como um bom serviço de cobrança pode evitar inadimplência em sua empresa?
Se a sua empresa tem notado o aumento significativo da inadimplência de clientes, mas ainda não encontrou uma estratégia eficiente para lidar com este problema, a dica inicial é buscar um bom serviço de cobrança.
Afinal, o atual cenário econômico demanda cada vez mais formas de proteção e uma gestão eficaz de crédito. Caso contrário, os atrasos nos pagamentos podem se tornar uma enorme bola de neve e trazer riscos incalculáveis para a saúde financeira do seu departamento de contas a receber.
Por isso, hoje trouxemos algumas dicas sobre serviços de cobrança terceirizados e as vantagens práticas dessa estratégia em tempos de crise.
Vamos conferir? Boa leitura!
Um pequeno panorama sobre a inadimplência
Por mais controlada que esteja, a pandemia ainda deixa algumas incertezas sobre o futuro e uma enorme crise econômica a nível global e atingindo a inúmeros setores.
Logo em seguida, a ameaça de uma nova guerra mundial desestabiliza a economia e já influencia diretamente diversos mercados internacionais.
O resultado desse turbulento cenário se vê nitidamente no aumento da inflação, perda do poder de compra, retração das vendas e, claro, no crescimento da inadimplência.
Para se ter uma ideia, o total de famílias com contas atrasadas no Brasil atingiu o seu maior nível histórico em 12 anos e as expectativas não são promissoras para os períodos futuros.
Entre as dívidas entre pequenas e médias empresas, que representam a maior parcela da economia nacional, também há uma crescente constante desde o ano passado.
Como um serviço de cobrança pode ajudar nesse problema?
É muito importante destacar aqui que um bom serviço de cobrança profissional não se limita unicamente a “cobrar dívidas” de seus clientes. Ao escolher um parceiro adequado e estratégico, esta solução pode ir muito além dessa tarefa e, inclusive, permitir aumentar as vendas com mais segurança e sustentabilidade.
Por exemplo, em muitas empresas, a inadimplência é maior por conta de fatores de desorganização, dificuldades nas cobranças, falta de tecnologia e de recursos adequados.
Assim, um serviço de cobrança profissional precisa ser encarado como solução ampla e diversificada para a sua gestão de riscos, e não simplesmente como uma forma de “repassar” a responsabilidade de cobrar seus clientes inadimplentes.
Que tipos de serviços de cobrança sua empresa pode apostar?
Para mostrar como um bom serviço de cobrança profissional pode ser amplo e diversificado, nós destacamos alguns modelos e métodos que a sua empresa pode investir e mitigar os problemas com a inadimplência.
Confira!
- Cobrança preventiva – estratégia utilizada para se evitar possíveis inadimplências, antes mesmo do vencimento;
- Cobrança amigável – também conhecida como extrajudicial, este tipo de cobrança busca soluções mais pacíficas e flexíveis entre as partes, reduzindo assim custos e prazos de uma ação judicial;
- Cobrança judicial – modelo indicado para casos mais avançados e sem resultados com as alternativas anteriores.
Conhecendo os diferentes tipos de serviços de cobrança, é fundamental que a sua empresa consiga operar de forma eficiente e sabendo aplicar cada modelo no momento e situação correta.
E para isso, a melhor alternativa é terceirizar a solução com uma empresa especializada e com estrutura adequada para as suas demandas.
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Imagem: divulgação