Nos últimos anos, o controle de inadimplência se tornou algo ainda mais indispensável entre as empresas no Brasil, visto que os índices de “calotes” e falta de pagamento têm superado números jamais vistos no país.
No entanto, é importante ressaltar também que essas estratégias devem englobar ações de cobrança preventiva, o que nem sempre é de conhecimento de alguns gestores.
Afinal, como “cobrar” antes de haver uma dívida? E é justamente sobre isso que vamos falar ao longo do post, mostrando como novas tecnologias podem ajudar e evitar que a inadimplência se torne uma dor de cabeça para a organização, antes mesmo dos vencimentos expirarem. Continue a leitura e saiba mais!
O que é cobrança preventiva e como funciona?
A ideia de “cobrança preventiva” parece ser a solução ideal para o controle de inadimplência em qualquer tipo de empresa, concorda?
Mas na prática, como isso funciona? Bom, a dinâmica é simples e, hoje, com o advento de novas tecnologias, isso se tornou muito mais simples e viável do que se imagina.
Afinal, sistemas específicos são capazes de monitorar e acompanhar todos os vencimentos de vendas a prazo em sua carteira de clientes e, automaticamente, dispara lembretes e notificações, reforçando que aquele boleto está prestes a vencer.
Ou seja, antes mesmo de existir a possibilidade de se tornar inadimplente, o cliente já é avisado que tem um compromisso em aberto com a sua empresa.
Como essa estratégia ajuda no controle da inadimplência?
A cobrança preventiva traz vantagens significativas no controle da inadimplência de diferentes formas.
Primeiro, porque ela “lembra” o cliente sobre uma dívida em aberto. Depois, ela pode ser fundamental até mesmo para aqueles parceiros com dificuldades de controles nos seus contas a pagar.
Por fim, ela pode contribuir para a antecipação de alguns recebimentos e melhorar o fluxo de caixa de sua empresa.
Como implementar um serviço de cobrança preventiva?
Como bem destacamos acima, implementar uma solução de cobrança preventiva é mais fácil e prático do que se imagina, visto a disponibilidade de ferramentas diversas à disposição no mercado hoje.
Porém, o mais interessante é sempre buscar por uma assessoria completa, que ofereça serviços desde a cobrança preventiva, até uma cobrança judicial.
Nesse sentido, a Comax se destaca como uma das melhores referências no país, com vasta experiência, tecnologia de ponta, equipes qualificadas e um suporte jurídico de primeira.
Por isso, se quer mais do que uma boa solução de cobrança preventiva para o controle da inadimplência em sua empresa, não deixe de consultar nossos especialistas e conheça nossos diferenciais.
(Imagem: divulgação)