Você sabia que anualmente diversas empresas fecham as suas portas por conta da inadimplência de seus clientes? Pois bem! Tal risco atinge qualquer esfera do mercado e, segundo especialistas, o atual cenário está sendo considerado o mais turbulento dos últimos anos e com índices assustadores de pessoas e empresas endividadas.
Por esse motivo, hoje nós preparamos este post, buscando trazer informações e dicas úteis sobre como o seu negócio pode lidar com o atual panorama, quais as alternativas viáveis para a proteção de seu crédito e quais os riscos podem ser evitados.
Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto ao ponto. Boa leitura!
Um breve panorama sobre a inadimplência no Brasil
Quem tem acompanhado os noticiários recentes, provavelmente se deparou com alguma notícia sobre o endividamento da sociedade brasileira que, em setembro de 2022, atingiu o maior índice dos últimos 12 anos, chegando ao preocupante patamar de quase 68 milhões de brasileiros.
Esse número já vinha crescendo gradativamente após a pandemia e se expandiu ainda mais por conta de outros fatores econômicos, bem como o descontrole inflacionário e a perda do poder de compras da população.
E ainda que os mais otimistas acreditem em uma estabilidade, as expectativas são que a inadimplência ainda se mantenha alta até 2023, requerendo cuidados e estratégias mais certeiras por parte das empresas.
Quais são os riscos de a inadimplência levar uma empresa a falência?
Indiscutivelmente, a inadimplência é um risco direto à saúde e estabilidade financeira de qualquer negócio. No entanto, a ausência de controles e de uma gestão estratégica sobre os seus devedores se torna o motivo mais recorrente desse problema nas empresas, aumentando assim a possibilidade de falência total da organização.
Por isso, não gerir bem seus inadimplentes pode trazer riscos sérios e incalculáveis ao seu negócio, bem como:
- Perda de capital;
- Redução da concessão de crédito a outros clientes;
- Atritos comerciais com clientes, fornecedores e parceiros;
- Prejuízos e outros danos financeiros ao negócio;
- Perda no poder de vendas de seus produtos e serviços;
- Redução de recursos para novos investimentos e ações.
Quais as alternativas e saídas para a inadimplência?
Enquanto o atual cenário não se estabiliza economicamente, resta para as empresas investirem em ações e estratégias de proteção ao crédito.
E indiscutivelmente, uma dessas soluções essenciais se refere à terceirização de serviços de cobrança profissional, no qual empresas especializadas oferecem uma gestão completa sobre os casos de inadimplência, bem como:
- Diferentes modelos de cobrança (preventiva, amigável, judicial etc.);
- Equipes dedicadas e capacitadas com técnicas comerciais;
- Tecnologia de ponta para a gestão de chamados;
- Relatórios e monitoramento contínuo de suas ocorrências;
- Redução de custos com equipes e infraestrutura própria.
Em resumo, essas são algumas dicas sobre gestão de inadimplência e como isso se torna fundamental no atual momento, inclusive, evitando riscos financeiros e até mesmo de falência de seu negócio.
Gostou? Então, não deixe de compartilhar o post em suas redes sociais e ajude a alertar outros profissionais contra o risco crescente da inadimplência no Brasil.
Imagem: divulgação