Entenda tudo sobre como cobrar seus clientes em recuperação judicial

De acordo com indicadores do Serasa Experian, os pedidos de recuperação judicial cresceram mais de 70% em 2023 no Brasil e isso se torna uma preocupação não apenas para as organizações em crise, mas para os seus credores também.

Por isso, investir em sistemas e ações eficientes de cobrança que sejam capazes de abordar adequadamente esse tipo de cliente pode ser uma estratégia fundamental para as empresas hoje em dia.

E se o seu negócio está passando por essa situação e você quer saber como cobrar seus clientes em recuperação judicial, não deixe de conferir esse post.

Boa leitura!

Os riscos de inadimplência para clientes em recuperação judicial

Inevitavelmente, quando uma empresa abre um pedido de recuperação judicial, acende um alerta entre todos os fornecedores com vencimentos em aberto.

Afinal, o risco de inadimplência se torna ainda mais eminente nestes casos, inclusive, com a possibilidade de “calote” ou mesmo de falência por parte da organização.

Em outras palavras, podemos dizer que um pedido de recuperação judicial de um cliente significa um risco elevado para a gestão de inadimplência de sua empresa e, claro, isso pode gerar problemas seríssimos à sua saúde financeira e à estabilidade de seu negócio.

Como realizar a cobrança

Cobrar clientes em recuperação judicial requer um acompanhamento especializado e de uma equipe dedicada. Na maior parte dos casos, quando o parceiro se encontra em uma crise avançada, a melhor alternativa é partir diretamente para uma ação com suporte jurídico e que envolva a decisão de um juiz.

Porém, caso a empresa em restrição dê sinais de negociações e se comprometa a acertar as dívidas de alguma maneira, pode ser que acordos amigáveis sejam mais vantajosos do que envolver a justiça.

Sendo assim, cada caso deve ser analisado com cautela, mas indispensavelmente deve ser feito por meio de uma assessoria especializada e com a devida expertise profissional.

A importância de contar com uma assessoria especializada em cobrança profissional

Contratar uma assessoria especializada para tratar dos casos de clientes em recuperação judicial é sem dúvidas uma escolha assertiva.

Afinal, essas empresas oferecem equipes treinadas e capacitadas para lidar com este tipo de negociação. Além disso, possuem sistemas avançados que garantem mais controle e monitoramento das cobranças.

Por fim, essas empresas ainda contam com suporte jurídico profissional, no qual advogados especialistas poderão acompanhar todo o processo junto à justiça, caso esta seja a estratégia adotada para a situação.

Enfim, essas são algumas dicas e informações úteis sobre como cobrar clientes em recuperação judicial e como o atual cenário reforça essa necessidade, minimizando riscos e possibilitando negociações mais vantajosas e eficientes para a sua empresa.

E se você quer saber mais e proteger a sua empresa contra esses riscos, não deixe de agendar uma reunião com nossos especialistas em cobrança empresarial!

(Imagem: divulgação)