Inadimplência em 2023: como proteger a sua empresa?
Ainda que haja muitas incertezas para o cenário econômico do próximo ano, as expectativas, segundo especialistas, não são as melhores! Para se ter uma ideia, a inadimplência em 2023 deve bater um recorde histórico jamais visto no país e, sem dúvidas, isso vai influenciar diversos segmentos e mercados.
Por esse motivo, a hora de se planejar e preparar o seu negócio contra tais é agora! E é justamente isso que vamos abordar ao longo deste texto.
Vamos conferir? Então, boa leitura!
Um breve panorama sobre as previsões da inadimplência em 2023
Para quem já encara o atual índice de inadimplência como um problema hoje, espere para ver a situação em 2023.
Pelo menos, é o que indicam as previsões de especialistas sobre o cenário econômico brasileiro. De acordo com levantamentos, a virada do segundo semestre deste ano foi marcada por um número preocupante, onde quase 80% das famílias do país alegam ter alguma dívida em aberto, a maior taxa registrada nos últimos 12 anos.
E a perspectiva é de que a inadimplência aumente ainda mais em 2023, impulsionada por uma soma de diversos fatores, entre eles, a recessão econômica global, efeitos da atual guerra na Europa, inflação interna, desemprego e a perda do poder de compra da população.
E como proteger o seu negócio da inadimplência em 2023?
Como bem destacamos, a hora de se planejar é agora! Por isso, separamos algumas sugestões práticas e estratégicas sobre como proteger sua empresa contra os riscos de inadimplência em 2023, investindo em soluções viáveis e inteligentes para este fim.
Confira!
Seguro de crédito
É uma das alternativas disponíveis no mercado e que tem ganhado mais adeptos ao longo dos últimos anos. Resumidamente, este tipo de apólice garante o recebimento das parcelas de suas vendas a prazo em caso de inadimplência ou atraso dos clientes.
Cobrança profissional e estratégica
Investir em um serviço profissional de cobrança em sua empresa é, indiscutivelmente, uma estratégia fundamental para reduzir os riscos da inadimplência em 2023 e agregar mais proteção e controle à sua gestão.
E, hoje, existem diversos modelos e formatos a serem implementados na prática, desde cobranças amigáveis, até judiciais, cada qual utilizando-se de recursos específicos para cada complexidade dos casos.
Terceirização do serviço de cobrança
Aproveitando o gancho do tópico acima, profissionalizar o seu serviço de cobrança hoje é mais simples do que se imagina, principalmente graças à terceirização por assessorias especializadas.
Na prática, essas empresas oferecem soluções completas, como mão de obra qualificada e especializada, recursos técnicos e estratégicos para o tratamento de cada caso, tecnologia e sistemas específicos, monitoramento e acompanhamento de resultados, suporte judicial, entre outros.
Em resumo, essas são algumas informações essenciais sobre o atual – e turbulento – cenário econômico e algumas dicas estratégicas de como lidar e se proteger contra os riscos da inadimplência em 2023.
Gostou do post? Quer mais dicas práticas para a sua empresa? Então, aproveite para conferir também nosso próximo artigo e veja como implementar uma gestão de cobrança realmente eficiente em seu negócio.
Imagem: divulgação