O que é e como realizar uma cobrança judicial?

O que é e como realizar uma cobrança judicial?

A cobrança judicial é um recurso que nenhuma empresa deseja utilizar, porém na prática, muitas vezes é somente por meio dela que é possível negociar e resolver problemas referente à inadimplência de determinados clientes.

Sendo assim, a cobrança judicial deve ser considerada uma “carta na manga” como proteção e defesa de seu negócio. No entanto, ela precisa ser aplicada devidamente e no momento correto, utilizando-se de estratégias e meios adequados para se obter resultados satisfatórios no final da ação.

E para entender melhor como funciona este processo na prática e quando a sua empresa pode – e deve – recorrer a uma cobrança judicial, nós preparamos este post com dicas e informações úteis sobre o recurso.

Sendo assim, confira até o final e boa leitura!

O que é uma cobrança judicial?

Como o próprio nome já sugere, a cobrança judicial é uma forma de cobrança em que se utiliza o poder da justiça para o tratamento de uma determinada dívida entre empresa (credor) e cliente (devedor).

Em outras palavras, é quando a empresa abre um processo judicial contra o cliente inadimplente, para que o mesmo quite suas obrigações por força da lei.

Quando a empresa deve recorrer a este recurso?

A cobrança judicial deve ser encarada como um recurso de último caso, já que há outras modalidades mais amigáveis, práticas e vantajosas para ambas as partes.

Além disso, vale destacar que a cobrança judicial demanda tempo e custos com honorários advocatícios, enquanto uma cobrança amigável ou mesmo preventiva pode ser bem mais econômica, ágil e satisfatória para os dois lados.

Logo, o uso da cobrança judicial só deve ser feito, caso o cliente não aceite outros tipos de negociações ou se recuse a pagar pelo que deve, deixando assim a decisão a cargo do juíz.

E como realizar uma cobrança judicial eficiente?

Hoje, há soluções especializadas em diferentes tipos de cobranças e, indiscutivelmente, a terceirização desse serviço é uma estratégia inteligente, prática e eficiente para tratar seus casos de inadimplência.

Isso porque todo processo de cobrança engloba tarefas e responsabilidades complexas, que devem ser geridas adequadamente, respeitar etapas e trabalhadas com estratégias e técnicas específicas.

Logo, criar uma equipe interna exclusivamente para isso requer investimentos, treinamentos, ferramentas e muita capacitação. Por outro lado, a terceirização agrega praticidade, redução de custos e, o principal, eficiência na gestão de seus processos.

E isso inclui a necessidade de uma cobrança judicial, onde a empresa parceira realiza todo o procedimento, indicando advogados especialistas, acompanhando os casos de perto e gerando resultados muito mais satisfatórios ao seu negócio.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre o que é uma ação judicial na prática, quando sua empresa deve recorrer e qual o melhor caminho para recorrer a esse recurso. E como bem vimos, hoje, há soluções prontas e especializadas para cuidar desses casos e evitar maiores dores de cabeças ao seu negócio.

Curtiu? Precisando tratar casos de inadimplência com mais eficiência e controle em sua empresa? Então, converse agora com um de nossos especialistas e conheça melhor as soluções e propostas da COMAX.

Imagem: divulgação