Os principais desafios na cobrança de recuperação de crédito

Nos últimos anos, a inadimplência tem alcançado índices jamais vistos na história do país e o número de empresas devedoras preocupa não apenas os credores, como toda a economia brasileira.

Com esse cenário, é cada vez mais difícil e desafiador realizar a recuperação de crédito, o que tem demandado estratégias e ações mais assertivas por parte das empresas.

E para ajudar nesse processo, preparamos hoje um post para destacar os principais desafios na cobrança de recuperação de crédito e o que o seu negócio deve fazer ao notar que a inadimplência tem aumentado significativamente. Continue lendo e confira!

As maiores dificuldades das empresas na cobrança de recuperação de crédito

Da falta de tecnologias específicas ao não planejamento eficiente das ações, os desafios para recuperação de crédito são muitos. Conheça algumas dificuldades mais comuns:

1. Dificuldade em conhecer os perfis de cada devedor

Um dos principais erros no processo de cobrança de recuperação de crédito é incluir todos os devedores no “mesmo bolo”.

Ou seja, a equipe responsável pela cobrança acaba não sabendo diferenciar cada caso e investe em ações e estratégias padronizadas, que nem sempre são eficazes para todos.

Portanto, o ideal é que haja diferentes categorias de devedores e, consequentemente, se realizem abordagens de acordo com a situação de cada um deles, buscando resoluções mais personalizadas e flexíveis.

2. Não seguir uma régua de cobrança

Utilizar uma régua de cobrança é uma estratégia fundamental para haver mais organização e uma sequência lógica entre uma abordagem e outra.

Porém, na prática nem sempre é assim! Consequência disso: muitos clientes acabam sendo cobrados de maneira repetitiva e, em certo ponto, até de maneira inconveniente.

3. Não investir em ações de cobrança preventiva

A chamada “cobrança preventiva”, como o próprio nome sugere, se refere a ações que visam evitar a inadimplência antes mesmo que as faturas vençam.

Em outras palavras, são lembretes e contatos antecipados para reforçar o cliente que uma conta está prestes a vencer.

E apesar de parecer algo simples, esse tipo de abordagem tem um peso significativo no controle de inadimplentes e ajuda a reduzir bem a necessidade de cobranças de recuperação de crédito no futuro.

4. Falta de controle das cobranças

Por fim, muitas empresas ainda têm dificuldade em seus processos de cobrança por questões de falta de organização e até mesmo pela ausência das ferramentas adequadas, como sistemas específicos, por exemplo.

Ou seja, investir nesse tipo de tecnologia e na capacitação profissional de sua equipe são alguns fatores indispensáveis para se alcançar a excelência desejada.

Nesse sentido, apostar na terceirização de serviços de cobrança de recuperação de crédito tende a ser sempre um bom negócio para as empresas, visto que essas parcerias já incluem tudo o que você precisa para o processo, como sistemas, mão de obra qualificada e até suporte jurídico especializado.

Enfim, esses são os principais desafios na cobrança de recuperação de crédito e como todos eles podem influenciar na sua capacidade de controlar a inadimplência. Por outro lado, investir em um serviço especializado de cobrança, que forneça toda a infraestrutura e conhecimento necessários, pode ajudar a reverter esse quadro e trazer mais estabilidade e segurança para o seu negócio.

A COMAX é referência nesse tipo de serviço e oferece soluções completas para o controle de inadimplência de sua empresa. Acesse nosso site e agende uma reunião com nossos especialistas!

(Imagem: divulgação)