Problemas com fluxo de caixa: conheça os mais comuns!

Problemas com fluxo de caixa: conheça os mais comuns!

Quem administra um departamento de cobrança, sabe bem que, apesar da experiência e da organização, é comum haver problemas com fluxo de caixa no dia a dia, o que demanda um trabalho contínuo de melhorias nos controles, otimização de tarefas, análises e tomadas de decisão.

Afinal, abrir mão disso pode colocar em risco toda a saúde financeira do negócio e trazer prejuízos incalculáveis, levando até a uma possível falência da empresa.

Por isso, com o intuito de ajudar e esclarecer algumas questões, hoje preparamos um post e destacamos os problemas mais comuns que gestores costumam encarar em seus fluxos de caixa.

Vamos conferir?

Controles inadequados

Indiscutivelmente, um controle inadequado do fluxo de caixa é o principal problema que o gestor pode ter na sua rotina financeira.

Afinal, em palavras mais exatas, é como você não saber, de fato, de onde vem e para onde vai cada centavo transitado no negócio. E isso é mais comum do que se imagina no dia a dia de inúmeras empresas.

Entre os erros mais comuns cometidos vale destacar, por exemplo, a falta de periodicidade na inclusão de novas informações, assim como a mistura de dados pessoais com profissionais, especialmente em pequenos e médios negócios.

Falta de ferramentas adequadas

Hoje, em tempos de transformação tecnológica, qualquer tarefa administrativa que precise recorrer a processos manuais se torna automaticamente obsoleta.

Afinal, há soluções e sistemas modernos para todo o tipo de controle, o que inclui, evidentemente, o fluxo de caixa e toda a gestão financeira de uma empresa.

Dessa forma, insistir em controles manuais e em ferramentas inadequadas tende a atrapalhar e a prejudicar o desempenho do negócio, acarretando ainda mais em falhas, erros e riscos à gestão.

Não trabalhar com uma régua de cobrança

A inadimplência é uma realidade presente em qualquer negócio e, independentemente do tamanho ou risco que ela traga à empesa, ela precisa ser gerida de forma estratégica e inteligente.

Assim, entre os principais problemas com fluxo de caixa que um gestor por ter, vale destacar a falta de organização e planejamento com as cobranças de seus inadimplentes e, consequentemente, com a falta desses recursos em caixa.

Não considerar lançamentos futuros

Outro erro clássico entre os principais problemas com fluxo de caixa se refere a não consideração de recursos futuros, que ainda não entraram.

E mais uma vez, a gestão de inadimplência se faz fundamental aqui, já que em muitos casos, os gestores até consideram os lançamentos futuros de suas vendas, porém se esquecem que esses mesmos recursos podem atrasar ou até mesmo nem serem pagos.

Em resumo, esses são os principais problemas com fluxo de caixa que precisam ser levados em consideração na rotina financeira de qualquer empresa. E como bem destacamos, a falta de tempo e de ferramentas adequadas para essa tarefa pode ser compensada com soluções modernas e inteligentes, já disponíveis no mercado, como: terceirização da gestão e softwares específicos.

E se a sua empresa quer evitar esses problemas com fluxo de caixa e otimizar por completo sua gestão financeira, não deixe de conversar com um de nossos especialistas e conheças as soluções da COMAX.

Imagem: divulgação

Posts recentes