Segundo a FTI Consulting, o risco de inadimplência entre empresas brasileiras chegou ao maior nível da série histórica em 2024, com a probabilidade de aumento de “calotes” em 6,27%.
Quando esta análise se iniciou em 2016, o índice era de 3,1%. Ou seja, praticamente dobrou e, na prática, isso acende uma luz vermelha sobre a inadimplência no mercado nacional e reforça a importância de uma boa gestão de riscos de crédito nas organizações.
E é justamente sobre este tema que vamos abordar. Continue a leitura e saiba mais!
Afinal, o que é gestão de risco de crédito e qual a sua importância?
Historicamente, são poucas as empresas brasileiras que dedicam orçamentos exclusivos para uma gestão de risco de crédito. No entanto, esse cenário vem mudando gradativamente, inclusive por conta do aumento desses riscos e por outras mudanças culturais.
Na prática, podemos definir essa estratégia como um conjunto de ações protetivas à saúde financeira de uma instituição, que vão desde a análise e diagnóstico de riscos, até as tratativas deles.
Em outras palavras, uma gestão de riscos visa prevenir e proteger a estabilidade financeira de uma empresa, através de diferentes estratégias e ações, tanto preventivas, como corretivas.
Quais ações e estratégias são fundamentais numa boa gestão de risco de crédito?
É importante destacar que não há “receitas prontas” para uma boa gestão de riscos de crédito. Porém, é fundamental que algumas dessas estratégias sejam sempre consideradas ao longo do processo, bem como:
Realizar controles apurados da saúde financeira
Estar em dia com as obrigações financeiras da empresa é algo básico, porém extremamente fundamental para uma boa gestão de risco de crédito.
E isso inclui, por exemplo, manter o controle do fluxo de caixa, ter um capital de giro, garantir a transparência das contas a pagar e a receber, acompanhar os balanços, definir previsões factíveis, entre outras.
Avaliar e conceder créditos adequadamente
Um dos principais desafios de uma gestão de risco de crédito eficiente é a concessão de crédito no mercado. Ou seja, quanto a sua empresa pode “disponibilizar” de parcelas nas vendas a prazo ou mesmo de empréstimos a parceiros, com a garantia de que receberá esses valores de volta.
Assim, avaliar pessoalmente cada cliente de sua carteira e estipular limites reais e seguros é uma tarefa indispensável nesse sentido.
Contratar um seguro de crédito
O Seguro de Crédito tem se popularizado nos últimos anos e está totalmente atrelado à gestão de riscos financeiros de uma empresa.
Na prática, trata-se de uma apólice específica de proteção ao crédito. Ou seja, caso algum cliente ou parceiro atrase ou deixe de pagar pelas vendas a prazo, a seguradora ressarcirá o credor.
Investir em um serviço de cobrança profissional
Por fim, não contar com um serviço de cobrança profissional hoje é um dos erros mais graves para as empresas com riscos de crédito.
Aliás, é importante reforçar a ideia de que este tipo de serviço não se limita a “cobrar” clientes inadimplentes. Pelo contrário, há também ferramentas e estratégias preventivas de proteção, antes mesmo de haver uma dívida.Além disso, contar com uma assessoria especializada inclui, quase sempre, a participação de advogados para o suporte jurídico, especialmente quando há a necessidade de cobranças judiciais.
Essas são algumas dicas essenciais sobre a importância de uma gestão de riscos de crédito e as ações imprescindíveis neste processo, desde a prevenção, até a tratativa de casos de inadimplência.
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(Imagem: divulgação)