De acordo com dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), cerca de 42% dos brasileiros estavam negativados no país em maio de 2024. Isso destaca a importância da recuperação de créditos para ajudar empresas a reaver valores pendentes e manter a saúde financeira.
O número representa quatro em dez brasileiros. Ou seja, a inadimplência é um problema frequente para empresários de diferentes segmentos e setores do país. Mas, saber lidar com essa situação e realizar a recuperação de crédito é fundamental para manter seu negócio no caminho certo!
A seguir, separamos 5 dicas para realizar a recuperação de créditos sem constrangimento e lidando com a situação da melhor forma, sem prejudicar a imagem da sua empresa. Boa leitura!
O que é recuperação de créditos?
Recuperação de créditos é um processo que busca realizar a renegociação das dívidas do cliente com a empresa, fazendo com que as pendências financeiras dos devedores sejam regularizadas e a saúde financeira restabelecida.
Essa estratégia permite que o cliente em questão tenha novamente acesso ao crédito, podendo, portanto, realizar transações comerciais diversas. Além disso, esse processo pode ser amigável, ágil e menos custoso para o negócio, permitindo ainda manter o relacionamento entre cliente e empresa.
Como cobrar seu cliente?
Veja a seguir cinco dicas para realizar a recuperação de créditos e cobrar seu cliente sem causar constrangimento, mantendo a ética e o bom relacionamento entre as partes.
1. Escolha a melhor forma de contato e horário
A primeira dica é a escolha de como a cobrança será feita. O ideal é usar o tom profissional e impessoal, sem realizar juízo de valor e evitando que o cliente entenda como algo pessoal.
Além disso, o indicado é utilizar uma forma de contato já estabelecida anteriormente. Dê preferência para ligações e e-mails, evitando aplicativos de mensagens. Afinal, esse recurso torna o diálogo mais íntimo.
Outro fator importante é o horário em que a cobrança será efetuada. Priorize o horário comercial, evitando finais de semana e feriados. Respeitando, portanto, o tempo de lazer do cliente.
2. Tenha um script de cobrança e treine sua equipe
Outro fator importante é ter uma equipe treinada, com um script (roteiro) para a recuperação de crédito. Isso garantirá um padrão no atendimento, garantindo excelência e contato assertivo com cada cliente.
3. Ofereça opções de pagamento flexíveis e atraentes
É importante ainda oferecer opções de pagamento flexíveis e atraentes ao cliente, buscando realizar a recuperação de créditos dele de forma realista.
Além de garantir o bom relacionamento com o cliente, possibilita que a experiência seja mais agradável, evitando futuros atrasos.
Dessa forma, as soluções acessíveis, práticas e com diferentes possibilidades de pagamento ressaltam a compreensão da empresa quanto às condições do devedor, buscando manter o relacionamento que já foi estabelecido.
4. Siga o Código de Defesa do Consumidor
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) prevê práticas abusivas de cobrança que devem ser evitadas para proteger os direitos dos consumidores.
Veja abaixo alguns exemplos que violam o direito do consumidor à transparência e ao respeito durante as relações de consumo:
- Cobrança de dívidas já paga;
- Imposição de valores adicionais sem justificativa;
- Uso de ameaças ou constrangimento;
- Cobrança de valores superiores aos devidos;
- Desrespeito ao horário de cobrança.
5. Mantenha um relacionamento transparente e aberto com o cliente
Por fim, lembre-se de manter um bom relacionamento com o cliente, prezando pela transparência até mesmo no momento de recuperação de créditos.
Seja assertivo, objetivo, claro e transparente nas condições oferecidas para o pagamento. A confiança adquirida no momento da compra deve permanecer durante toda a relação entre cliente e empresa.
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(Imagem: divulgação)