Já imaginou conseguir reduzir os índices de inadimplência em sua empresa, e o melhor, nem precisar cobrar alguns devedores? Pois bem, isso é completamente possível hoje a partir de algumas estratégias e ações oferecidas por um bom serviço de cobrança preventiva.
Ou seja, como o próprio nome já sugere, essas práticas visam “cobrar” o cliente antes mesmo que ele se torne inadimplente, evitando assim atrasos de pagamentos, custos com cobranças convencionais e outros riscos financeiros.
Por isso, preparamos este artigo com dicas e informações relevantes sobre como funciona na prática um serviço de cobrança preventivo e, claro, como implementá-lo em sua empresa. Boa leitura!
O que é um serviço de cobrança preventivo?
Como bem resumimos no início, um serviço de cobrança preventiva se refere a um conjunto de ações e estratégias usadas para evitar casos de inadimplência, antes mesmo que os boletos vençam.
Em outras palavras, as empresas passam a “cobrar” seus clientes e parceiros poucos dias antes do vencimento, como uma forma de reforço ou lembrança de um débito que está prestes a vencer.
Como funciona na prática?
Hoje, com o advento de novas tecnologias e sistemas específicos, o serviço de cobrança preventivo se tornou um investimento extremamente acessível e viável para as empresas.
Na prática, essas ferramentas e serviços funcionam como uma comunicação preventiva com os clientes para que não se esqueçam de pagar as parcelas devidas aos seus respectivos credores.
E isso pode ser feito de diferentes formas, desde disparos de e-mails automáticos, até notificações em aplicativos ou SMS.
Ou seja, próximo do vencimento, o serviço de cobrança preventivo dispara essa comunicação, anexando informações essenciais, links e boletos de pagamento.
Quais as vantagens de um serviço de cobrança preventivo?
Implementar um serviço de cobrança preventivo em sua empresa pode trazer inúmeros benefícios ao negócio, bem como:
- Redução nos casos de inadimplência;
- Maior controle sobre prazos e valores a receber;
- Automatização das cobranças e comunicação com clientes;
- Mais estabilidade financeira para a empresa.
Como implementar essa estratégia em sua empresa?
Como destacamos, contratar um serviço de cobrança preventiva hoje é algo mais fácil e acessível do que se imagina.
Afinal, diversas empresas especializadas já disponibilizam ferramentas e tecnologias específicas para isso.
É o caso da Comax, referência em cobrança empresarial no Brasil, que oferece uma plataforma ampla e robusta com soluções que incluem um sistema completo de ações preventivas e automatizadas.
Além disso, a empresa presta serviços de cobrança extrajudicial, com equipes altamente capacitadas e qualificadas para gerir todas as etapas desse processo, e por fim, oferece também um suporte judicial para casos mais graves e de difícil resolução.
Em resumo, essas são algumas dicas sobre o que é e como funciona um serviço de cobrança preventiva, e como implementá-lo na prática em seu negócio.
E se você gostou e quer saber mais sobre o tema, não deixe de conferir também nosso próximo post e conheça todas as etapas essenciais em uma régua de cobrança de inadimplentes.
(Imagem: divulgação)