Ter o controle sobre a inadimplência é fator crucial dentro de uma gestão financeira. No entanto, investir em um serviço de cobrança profissional ainda pode parecer um tabu para algumas empresas.
Afinal, vale mais a pena terceirizar esta atividade ou montar uma equipe interna própria? Se você quer saber mais e entender por que a primeira opção é, disparadamente, mais vantajosa nos dias de hoje, não deixe de conferir as dicas que separamos ao longo do artigo. Boa leitura!
Por que não compensa tanto investir em uma equipe de cobrança interna?
Atualmente, há diversos modelos de serviços de cobrança disponíveis no mercado, o que torna a contratação desta atividade algo extremamente vantajoso, prático e econômico.
Em termos de comparação, se você pensa em criar uma equipe interna de cobrança, é fundamental considerar fatores como:
- Processo de contratação;
- Treinamento contínuo;
- Vínculo empregatício e, portanto, custos com salários, benefícios, férias etc;
- Investimentos em ferramentas e tecnologias;
- Infraestrutura física para suportar a equipe interna;
- Supervisores, coordenadores e gestores do setor.
Quais são os desafios e custos dessa estratégia?
Levando em consideração os pontos que destacamos, investir em uma equipe interna de cobrança requer não apenas um orçamento robusto, como também tempo e dedicação.
Na prática, isso ainda envolveria diferentes setores da empresa, como o RH, o financeiro e a gestão.
Custos como salários fixos, benefícios, transporte, treinamentos e férias podem pesar também nesse tipo de estratégia e, inclusive, se tornarem inviáveis para muitas empresas.
Fora isso, um serviço de cobrança eficiente hoje demanda tecnologias e sistemas específicos, o que também pode ser inacessível para alguns negócios.
Por que a terceirização é a escolha mais estratégica para seu serviço de cobrança?
Basicamente, a terceirização de um serviço de cobrança elimina todos esses desafios e custos que uma equipe interna demandaria.
Vale destacar ainda que, atualmente, há diversas soluções disponíveis no mercado, o que torna esse investimento mais acessível, prático e com boas opções de escolha.
Na prática, a terceirização da cobrança agrega benefícios como:
- Mão de obra qualificada e devidamente capacitada;
- Não há qualquer vínculo empregatício com a equipe;
- Possibilita reduzir a infraestrutura física da empresa;
- Reduz custos com treinamentos;
- Já inclui ferramentas e sistemas tecnológicos;
- Empresas especializadas oferecem diferentes táticas e estratégias de negociação;
- Suporte jurídico especializado.
Essas são algumas dicas para quem ainda está na dúvida sobre a contratação de um serviço de cobrança profissional e a criação de uma equipe interna própria. E indiscutivelmente, visto as vantagens agregadas pela terceirização e a enorme disponibilidade de empresas encontradas no mercado hoje, essa se destaca como a melhor opção.
E se você quer saber mais e entender como um serviço de cobrança especializado pode transformar a sua gestão financeira, convidamos a conversar com nossa equipe e descobrir os diferenciais da COMAX.
(Imagem: divulgação)