5 erros comuns de cobrança B2B que prejudicam sua empresa

Realizar negociações e conseguir recuperar o crédito entre empresas não é uma tarefa simples como se imagina. Ainda mais quando as organizações cometem erros comuns no processo de cobrança B2B, o que pode atrasar ainda mais as resoluções ou mesmo nem as alcançar.

Mas para ajudar nesse sentido, separamos alguns casos e falhas nas cobranças entre empresas que podem ser facilmente evitadas, desde que haja um planejamento e organização no procedimento.

Sendo assim, sem grandes delongas, vamos aos pontos. Boa leitura!

Quais os erros mais comuns no processo de cobrança B2B?

Da falta de controles específicos até a tentativa de tentar resolver tudo internamente, os erros comuns na cobrança B2B são inúmeros, mas podem ser evitados com algumas ações e estratégias corretas.

Conheça alguns exemplos mais comuns a seguir:

Não conhecer a fundo os motivos da inadimplência

Um dos erros mais recorrentes na cobrança B2B é desconhecer os reais motivos da inadimplência do cliente e, assim, considerar todas as dívidas no mesmo “bolo”.

Na prática, isso pode dificultar o processo de negociação e fazer com que a sua equipe perca eficiência e se distancie da resolução do caso.

Por exemplo, um cliente que já possui o histórico de atrasar pagamentos por dificuldades financeiras não pode ter uma tratativa semelhante a outra que simplesmente se esqueceu de pagar um boleto pela primeira vez.

Ou seja, as ações e abordagens devem ser distintas, mas isso só se torna possível ao conhecer as origens do problema.

Não ter controle sobre os chamados realizados

Outro erro bem comum na cobrança B2B se refere à falta de controles nos chamados já realizados.

Em outras palavras, a equipe responsável não segue uma régua de cobrança organizada, não respeita prazos e nem aplica uma sequência de ações.

Na prática, isso dificulta ainda mais a resolução dos casos e ainda pode gerar atritos negativos na relação com o cliente.

Não usar diferentes estratégias de cobrança

Aproveitando o gancho do tópico acima, uma cobrança B2B deve abranger diferentes estratégias de contato com o cliente.

E isso pode ser feito, por exemplo, a partir de ações específicas, como cobranças preventivas (antes do vencimento dos boletos), envio de notificações automáticas, uso de negociações amigáveis, definição de prazos para contato, entre outras.

Ser inflexível nas negociações

No processo de cobrança B2B, a flexibilidade nas negociações pode ser um diferencial decisivo para a recuperação de crédito para a sua empresa.

No entanto, isso requer conhecimento de técnicas comerciais, entender as reais necessidades de seu parceiro e ter controle sobre o que ficar acertado. Portanto, é fundamental contar com uma equipe capacitada e especializada nesse tipo de processo.

Não investir em sistemas e parcerias especializadas

Por fim, não investir em sistemas e na terceirização de cobrança B2B pode ser um erro fatal para a sua empresa. Afinal, como bem vimos nas dicas anteriores, todo esse processo requer capacitação, qualificação e controle apurado de cada etapa da negociação, sem contar na definição e aplicação de ações específicas para os chamados.

Portanto, tecnologia e mão de obra especializada são fatores fundamentais para a eficiência de suas cobranças.

Enfim, essas são algumas dicas sobre erros comuns na cobrança B2B e como os mesmos podem ser evitados a partir de um planejamento e organização estratégica.

Se você quer saber mais e eliminar de vez todos esses erros na prática, agende agora mesmo uma reunião com nossos especialistas e conheça de perto as soluções de cobrança B2B que oferecemos!

(Imagem: divulgação)