A Régua de Cobrança é usada para controle de inadimplência e para a organização financeira da empresa.
O processo inclui, principalmente, todos os procedimentos e recebimentos dos valores estabelecidos
na Política de Cobrança de maneira simples, ágil e eficaz.
Com a Régua de Cobrança, a empresa pode definir abordagens específicas de acordo com o perfil
de cada cliente. Levando em conta o tempo de atraso, histórico de pagamento e tipo de relacionamento
que tem com o consumidor, é possível adotar os critérios de interação para a demanda.
Para construir uma Régua de Cobrança, há uma combinação de quatro elementos fundamentais
que auxiliam o processo e assim, garantem uma ação eficiente. São eles:
Dados
O primeiro elemento para sua régua de cobrança são os dados. É necessário conhecer o cliente para
identificar qual a melhor forma de manter a comunicação. O ciclo de recuperação, cobrança e
segmentação, por exemplo, depende da qualidade das informações que o cliente passa.
A coleta de dados deve ser frequente. Tudo o quê o cliente alterar, deve ser passado para a empresa.
Qualquer dado pode ser útil para a cobrança e até para a prestação de outros serviços, como uma
nova venda ou ações de relacionamento.
Para ter uma boa e confiável coleta de dados, é recomendado usar softwares que atendem ao perfil da empresa.
Segmentação
Com a segmentação, é possível identificar quem cobrar, como planejar os canais de acionamento,
os tipos de abordagem a serem utilizadas e a definição de prazos e condições para regularização das dívidas.
Há muitos canais de segmentação, entre eles estão:
- Valor total da dívida;
- Valor do ticket médio;
- Tempo em atraso;
- Histórico de relacionamento;
- Atrasos anteriores;
- Relacionamento do cliente com outras empresas.
Uma boa segmentação permite criar estratégias para cada perfil de clientes devedores, e ajuda a otimizar o investimento e tornar as ações de cobrança mais eficazes.
Métricas
Taxa de entrega de SMS, volume de cliques em um e-mail e quanto se gasta para recuperar um
valor, são alguns exemplos de ações mensuráveis que compõem o processo de cobrança. É preciso entender
o quê e como medir.
Assim, a partir do conhecimento do perfil do cliente, é possível direcioná-lo para o melhor canal
que a cobrança será realizada.
Tecnologia
A área de cobrança de uma empresa deve seguir as tendências digitais do mercado. Embora tenha
empresas e clientes que prefiram os meios mais tradicionais de cobrança, como ligações telefônicas,
programar softwares para auxiliar e automatizar o processo pode trazer muitos benefícios.
Tudo pode ser feito através de soluções tecnológicas que facilitam o trabalho, causam impacto na redução
de custos e de tempo, além do retorno total sobre o investimento. Através de softwears, é possível:
- Segmentar os clientes de forma automatizada;
- Construir Réguas de Comunicação para definir o período da ação e os canais de contato;
- Criar soluções para automatizar o fluxo de cobrança, e assim fazer toda a gestão em um só lugar.
Concluindo:
Visando as informações obtidas do cliente a partir dos dados cadastrais atualizados, a empresa analisa a
melhor e mais direta forma de realizar a cobrança.
Para que seja feita de maneira efetiva, a abordagem não deve ser feita por meios que sejam considerados
invasivos pelo cliente.
Aprendeu quais são os principais elementos da régua de cobrança? Ficou alguma dúvida? Entre em contato!
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