Análise de crédito e histórico de pagamento

É inevitável que uma empresa necessite de uma análise de crédito para fazer negociações mais precisas, e quando essa etapa é ignorada, o risco de inadimplência aumenta. Isso acaba afetando o fluxo de caixa e o relacionamento com os clientes.

Mas então o que fazer?

A melhor estratégia é produzir uma boa análise de crédito, e formular um bom

histórico de pagamento para evitar imprevistos, seguindo aquele velho ditado: “melhor prevenir do que remediar”

Em primeiro lugar, o que é análise de crédito?

A análise de crédito de um cliente é baseada em verificar se ele realmente possui condições de honrar o acordo assumido. O objetivo é identificar o perfil e as reais condições financeiras do mesmo, partindo das informações básicas e dos seus dados financeiros.

Logo, a empresa também define um valor mínimo de compra, taxa de juros que será aplicada e o prazo de pagamento das parcelas. Esse processo é uma maneira de evitar calotes nas operações de crédito, ao mesmo tempo que ajuda a garantir a estabilidade financeira da sua empresa – além de manter as contas organizadas.

É de suma importância que se entenda que a análise de crédito pode ser realizada tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, e nos dois casos, é uma maneira de formalizar uma negociação, e assegurar um relacionamento de qualidade entre as partes.

Qual a importância de uma análise de crédito?

Esse processo de analisar as informações do crédito do cliente é uma forma de identificar quais são os riscos envolvidos na negociação, e para isso são utilizados inúmeros critérios e diferentes pontuações que determinarão o potencial de inadimplência do consumidor.

Sendo assim, você mantém as finanças organizadas ao utilizar um padrão de critérios, conforme a política de concessão de crédito estabelecida pela sua empresa. E ainda por cima, diminui as incertezas da negociação, já que o outro lado percebe de forma antecipada se conseguirá, de fato, pagar as parcelas em seu orçamento mensal.

Abaixo, veja outros benefícios da análise de crédito para a sua empresa:

  • Garantia de fluxo estável
  • Redução de riscos de inadimplência
  • Segurança em negociações

Por que o histórico de pagamento é importante?

Quando falamos sobre controle de dívidas, uma boa gestão sabe como isso prejudica os resultados do negócio, já que clientes inadimplentes representam capital sem previsão de retorno.

Ainda que uma política de crédito esteja em vigor, seria necessário capturar e avaliar o comportamento dos consumidores para identificar quem é quem.

Nesse ponto, a única forma de obter essas informações com precisão é pela análise de pagamento, que auxilia as empresas nos seguintes pontos:

  • Segmentar clientes
  • Controlar a inadimplência
  • Projetar novas compras

Em momentos “normais”, é mais simples identificar quais são os comportamentos de clientes que pagam em dia e os clientes que têm dificuldade para quitar suas dívidas. Entretanto, na atual conjectura de pandemia mundial, isso se torna mais complicado. Afinal, com as normas de distanciamento social, o fluxo comercial e os números de mortos diários se tornaram fatores de suma importância para que a economia entre cada vez mais em crise, já que muitos perderam seus empregos e muitas empresas fecharam. Por isso, é necessário adquirir um olhar mais crítico para não fazer pré julgamentos.

A análise de crédito e a análise de histórico de pagamento, tanto antes da crise quanto depois, não são só uma tendência pós-pandemia, e sim, uma das maneiras de evitar decisões precipitadas. Afinal, são formas de identificar como a crise afetou o consumidor, e buscar soluções que ajudem cada cliente em cada caso específico a quitar seu débito.

Imagem: divulgação