Cobrança de clientes em recuperação judicial: como fazer?

Nos últimos anos, o cenário empresarial do Brasil tem assistido a uma série de pedidos de recuperação judicial, inclusive de grandes nomes do varejo e de outros setores. E na prática, além de isso impactar diretamente a economia como um todo, outro risco chama a atenção dos gestores: a inadimplência dessas empresas.

Por esse motivo, estar preparado e contar com o suporte adequado de cobrança de clientes em recuperação judicial é, hoje, uma estratégia indispensável em qualquer gestão financeira!

E se você quer saber mais como proteger o seu negócio e cobrar corretamente parceiros inadimplentes nesse tipo de situação, não deixe de conferir as dicas que separamos a seguir.

Boa leitura!

O que é recuperação judicial e por que isso tem se tornado comum no atual cenário?

A recuperação judicial é um procedimento legal previsto na Lei de Falências e Recuperação de Empresas (Lei nº 11.101/2005) que permite a uma organização em dificuldades financeiras reorganizar suas atividades, preservar seus empregos e tentar pagar suas dívidas de forma parcelada e negociada com os credores. Esse processo visa evitar a falência da empresa e é uma alternativa para a sua reabilitação financeira.

Atualmente, o Brasil tem vivido um dos piores cenários nesse sentido e os pedidos de recuperação judicial vem crescendo a cada mês. Para se ter uma ideia, até julho de 2023, foram feitas mais de 695 requisições desse tipo no país, uma alta de 82% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os motivos para isso são variados e vão desde rombos fiscais e fraudes nas gestões, até a alta de juros e perda do poder de compra do cidadão.

Como cobrar um cliente em Recuperação Judicial?

Cobrar um cliente em recuperação judicial requer cuidados específicos e uma compreensão profunda do processo legal em questão.

Sendo assim, destacamos alguns dos passos essenciais que devem ser levados em consideração nessa jornada. Confira:

Verifique se seu crédito está no Plano de Recuperação Judicial

O primeiro passo é verificar se o crédito da sua empresa foi incluído no plano de recuperação judicial da empresa devedora. Isso geralmente ocorre quando a dívida é reconhecida e documentada antes do processo de recuperação judicial.

Caso seu crédito esteja no plano, é importante acompanhar o cumprimento das obrigações estabelecidas no processo.

Invista em uma empresa de cobrança especializada

Outra estratégia eficaz para lidar com clientes em recuperação judicial é contar com o suporte de uma empresa de cobrança especializada.

Em geral, essas empresas têm experiência em lidar com situações complexas, conhecem os trâmites legais e podem representar seus interesses de forma eficiente, além de oferecerem mão de obra capacitada, tecnologia de ponta e monitoramento dos casos.

Conte com uma equipe dedicada à Cobrança Judicial

Outra estratégia fundamental é contar com uma equipe dedicada à cobrança judicial. Se você optar por seguir esse caminho, é importante que sua equipe esteja bem treinada e atualizada sobre as leis e regulamentações relacionadas à recuperação judicial.

Além disso, a assessoria jurídica pode ser fundamental para garantir que todos os procedimentos sejam seguidos corretamente.

Na Comax, oferecemos suporte completo para lidar com clientes em recuperação judicial. Nossa equipe de cobrança é altamente treinada e conta com o apoio de advogados experientes para cuidar de todos os aspectos desse processo desafiador.

Lidar com clientes em recuperação judicial pode ser complexo, mas com o conhecimento certo e as parcerias adequadas, é possível proteger os interesses da sua empresa. Por isso, converse agora mesmo com um de nossos especialistas e confira de perto os nossos serviços.

Imagem: divulgação